Vendas de Mudas
Viveiro Forte Florestal, registrado no RENASEM N° SP-16754, localizado no município de Jacupiranga/SP (são 200km de São Paulo – Capital).
No estabelecimento de plantações florestais comerciais deve se tomar uma das decisões fundamentais: Qual espécie plantar? Em se tratando de espécies florestais de ciclo longo, são inúmeras as opções de espécies produtoras de madeira nobre, porém nem todas com características silviculturais que possibilitem o estabelecimento de plantações comerciais. Partindo desta premissa, inúmeras espécies valiosas são descartadas e dentro do grupo de espécies aptas deve-se dar preferência às espécies mais estudadas pelo meio científico, com publicações constando suas características e seus potenciais.
- Adaptabilidade às condições edafoclimáticas da região.
- Qualidade da madeira versus uso final.
- Alto valor de mercado.
- Disponibilidade de sementes e mudas.
- Tecnologia de plantio e manejo da floresta.
Seleção de Terras
Imóvel rural, segundo a legislação agrária, é a área formada por uma ou mais matrículas de terras contínuas, do mesmo titular (proprietário ou posseiro), localizada na zona rural do município.
Assim, do ponto de vista jurídico, o imóvel rural deve estar regularmente registrado no Cartório de Registro de Imóveis da comarca em que se situa o imóvel.
Do ponto de vista cadastral, o imóvel deve estar regularmente inscrito no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR)
No que diz respeito à tributação, o imóvel deve estar regularmente cadastrado na Secretaria da Receita Federal para obtenção do NIRF e declaração anual do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). O Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) é ferramenta eletrônica do Incra para recepcionar e validar as informações georreferenciadas de limites de imóveis rurais, públicos ou privados, encaminhadas pelos profissionais credenciados para certificação.
Do ponto de vista ambiental, o imóvel deve estar regularmente inscrito no Cadastro Ambiental Rural da Secretaria do Meio Ambiente. Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para planejamento ambiental dos imóveis rurais.
A Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, também conhecida como novo “Código Florestal“, estabelece normas gerais sobre a Proteção da Vegetação Nativa, incluindo Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de Uso Restrito; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais, o controle e prevenção dos incêndios florestais, e a previsão de instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos.
A Resolução SMA nº 14, de 25 de fevereiro de 2014, autoriza o plantio e exploração de espécies nativas do Brasil que forem introduzidas nas plantações comerciais em áreas comuns não protegidas.
Nossa equipe atua diretamente em cada ponto descrito acima, com levantamento e análise minuciosa dos dados da propriedade e do proprietário. Não somos corretores de imóveis, somente intermediamos a compra entre o corretor credenciado, o proprietário da terra e o comprador.
Por enquanto, nossas mudas são produzidas por sementes adquiridas de fontes confiáveis, com alta variabilidade genética, algumas já de pomares de sementes com matrizes selecionadas.
Sabemos que as árvores expressam seus caracteres de crescimento e aparências físicas influenciadas pela herdabilidade genética, manejo e pelo ambiente em que são cultivadas.
O tipo de sementes das quais as mudas são produzidas determina se as árvores serão de crescimento relativamente rápido, saudável e se desenvolverão resistência a pragas e a impactos ambientais.
Assim, a capacidade de selecionar boas sementes para germinação, bons transplantes para casa de vegetação, boas mudas para o pleno sol e por fim mudas rustificadas para a expedição, influenciam significativamente na qualidade e produtividade geral de uma plantação. Em um lote de sementes, nem todas que germinarem serão aptas ao cultivo comercial. Fazemos um rigoroso padrão de seleção de mudas superiores em todas as etapas da produção, descartando as inferiores e garantindo mudas vigorosas para o plantio, sendo este nosso padrão de melhoramento primário.
Produzimos mudas de espécies exóticas e nativas do Brasil, naturalmente produtoras de madeira de qualidade com alto valor de mercado, com ritmo de crescimento de moderado a moderadamente lento, com características fisiológicas adequadas às condições de plantio a pleno sol e à sombra, com disponibilidade de material genético superior, resistente às condições edafoclimáticas do local de plantio, com tecnologia de plantio e manejo conhecidas.
Espécies produtoras de madeiras com reputação secular e mundial, altamente duráveis, fáceis de trabalhar, atraentes, fortes e de densidade média. São espécies de diferentes ritmos de crescimento e maturação, diferentes tons de madeira e propriedades físicas e mecânicas semelhantes às do mogno nativo da Amazônia.
O que levamos em consideração é que todas as espécies são boas em plantios puros ou mistos, cada uma com seu manejo específico, plantando a espécie certa no lugar certo.
Serviços Técnicos
- Análise de Propriedades Rurais
- Georreferenciamento SIgef
- Cadastros, Licenças e Autorizações ambientais
- Consultoria de Plantio, Manutenção e Manejo
- Inventário Florestal
Fazenda em Boituva/SP
Fazenda em Boituva/SP
Fazenda em Tatuí/SP